
Praticas integrativas e complementares

O que são? A gente explica!
As práticas Integrativas e Complementares são estratégias de tratamento que facilitam o atendimento integral e oferecem equilíbrio físico e emocional a partir de uma visão sistêmica do processo saúde-doença.
Estão a disposição, na Clínica:
Auriculoterapia,
Aromaterapia,
Ozonioterapia.

Ozonioterapia
A ozonioterapia é um procedimento terapêutico que consiste na aplicação de gases oxigênio e ozônio em diversas vias do corpo, aumentando a quantidade de oxigênio nos tecidos e interrompendo processos não saudáveis no corpo, como o crescimento de bactérias e infecções, por isso, pode ser usado para auxiliar diversos problemas de saúde.
O tratamento é eficaz contra mais de duzentos tipos diferentes de doenças. Entre as suas diversas funções, destaca-se o tratamento para enxaquecas, dores nas articulações, músculos, tendões e discos vertebrais. Devido a suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas fortalece o sistema imunológico.
A ozonioterapia também desempenha um papel importante no tratamento do câncer, por reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia como cansaço excessivo, náuseas, vômitos e queda de cabelo. Melhorando o bem-estar físico e mental e resultando em melhor qualidade de vida do paciente.
O tratamento de ozonioterapia é complementar aos tratamentos tradicionais, fazendo com que os resultados dos tratamentos sejam mais rápidos e eficazes.

Aromaterapia
A aromaterapia é uma técnica que utiliza os óleos essenciais para trazer benefícios ao corpo e a mente em diversas situações.
As substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas. Diante disso, esse estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções.
A aromaterapia é vista como um recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a prática é uma linha complementar de tratamentos de saúde.
O tratamento é feito através da inalação dos óleos essenciais, proporcionando maior sensação de bem-estar, conforto, alívio de dores e estresse.

Auriculoterapia
A auriculoterapia vem da Medicina Tradicional Chinesa, é uma técnica que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar problemas físicos, mentais e emocionais.
O estimulo é feito através de pequenas sementes, que são fixadas em cada ponto da orelha. Através do estimulo desses pontos, proporciona-se alívio à doenças, dores e desequilíbrios, como a enxaqueca e a insônia.
O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão.
Outros exemplos seriam o ponto endócrino, para tratar desequilíbrios e irregularidades no ciclo menstrual, e o ponto do cérebro simpático, para alterações emocionais.
A auriculoterapia pode ser feita em qualquer pessoa, independentemente da idade, trazendo benefícios para adultos, idosos e crianças.